Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

15/08/2024
OMS declara Mpox como emergência em Saúde Pública global



A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira, 14 de agosto, que o cenário de Mpox no continente africano constitui emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. Este é o mais alto nível de alerta da entidade. Em coletiva de imprensa em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que surtos de Mpox vêm sendo reportados na República Democrática do Congo há mais de uma década e que as infecções têm aumentado ao longo dos últimos anos.

“A OMS vem trabalhando para conter os surtos de mpox na África e alertando que o cenário é algo que deve preocupar a todos nós. Na semana passada, convoquei o comitê de emergência para avaliar a situação na República Democrática do Congo e em outros países na África. Hoje, o comitê se reuniu e informou que, em sua visão, a situação constitui emergência em saúde pública de importância internacional”, afirmou Tedros.

O dirigente lembrou que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças africano (CDC África) já havia declarado o cenário de Mpox na região como emergência em saúde pública de segurança continental. 

A doença - A Mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

Primeira emergência - Em maio de 2023, quase uma semana após alterar o status da Covid19, a OMS declarou que a Mpox também não configurava mais emergência em saúde pública de importância internacional. Em julho de 2022, a entidade havia decretado status de emergência em razão do surto da doença em diversos países.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/08/2024
Coren-RS prorroga prazo para participação na Consulta Pública para atualização do Protocolo de Saúde da Criança e do Adolescente


16/08/2024
Cofen e Capes firmam novo acordo para o maior programa de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem do Brasil


15/08/2024
OMS declara Mpox como emergência em Saúde Pública global


15/08/2024
Cofen avança nas tratativas para garantir a prescrição de medicamentos por enfermeiros em farmácias privadas


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS