Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

23/09/2024
26º CBCENF: pré-lançada campanha de combate ao racismo na Enfermagem



Foi pré-lançada a campanha institucional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem “Calando o Racismo com a Voz da Enfermagem”. A campanha tem como objetivo conscientizar sobre as desigualdades e preconceitos raciais ainda presentes na área da saúde e, em especial, na Enfermagem. Na atividade, realizado no estande sobre igualdade racial do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a importância de erradicar o racismo no ambiente de trabalho.

“É preciso não apenas eliminar o preconceito racial da Enfermagem, mas também da sociedade como um todo”, disse Neri. As mulheres representam 85% das equipes de Enfermagem no Brasil, e mais da metade dessas profissionais (53%) são negras, segundo o levantamento Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz). “No entanto, essas mulheres ainda enfrentam barreiras significativas de discriminação e precarização”, pontuou Neri.

A realidade de discriminação racial e de gênero na Enfermagem reflete na distribuição desigual desses profissionais no mercado de trabalho. As mulheres negras e pardas, que compõem uma parcela significativa da força de trabalho da Enfermagem, estão majoritariamente concentradas em cargos de nível médio, que possuem remuneração inferior e condições de trabalho mais precárias. Dados da Universidade de São Paulo mostram que, embora as mulheres negras representem 26% da população brasileira, elas detêm apenas 14,3% da renda nacional.

Além disso, a pesquisa da PNAD de 2018 revela um abismo educacional entre mulheres negras e brancas, com 17,1% das mulheres negras tendo concluído o ensino superior, em contraste com 36,1% das mulheres brancas. Essa desigualdade educacional agrava ainda mais as dificuldades enfrentadas por essas profissionais no mercado de trabalho.

A campanha “Calando o Racismo com a Voz da Enfermagem” visa promover reflexões sobre as injustiças estruturais e fomentar a construção de um ambiente de trabalho mais igualitário e justo. A ação faz parte de um esforço contínuo do Cofen para enfrentar o preconceito racial e criar oportunidades equitativas para todas as profissionais da Enfermagem no Brasil.

A atividade teve a participação de conselheiros do Coren-RS Sônia Regina Coradini, Vera Beatriz Rodrigues Soares, Maria do Carmo Quagliato, Célia Mariana Barbosa de Souza e Elenilson Lopes Felix (integrante do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo na Enfermagem do regional gaúcho).

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

04/02/2025
Coren-RS prestigia a comemoração de 80 anos do Sindisaúde-RS


04/02/2025
Enfermeira assume a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba, no Norte do Estado


04/02/2025
Infodemia: notícias falsas sobre saúde dominam redes sociais, induzem ao erro e desafiam autoridades


03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS