Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
02/10/2024
Cofen cria Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergências de Saúde Pública
O Cofen instituiu, por meio da Resolução 761/2024, o Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergências de Saúde Pública. O novo grupo tem como objetivo principal capacitar e preparar os enfermeiros para atuarem de forma proativa em situações de crise, não apenas realizando a primeira resposta, mas também coordenando ações de gerenciamento assistencial e humanitário. A conselheira do Coren-RS Rosane Mortari Ciconet integra o comitê. Ela coordendou o gabinete de crise instalado no regional para prestar ajuda humanitária aos profisisonais de Enfermagem atingidos pela tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o mês de maio de 2024.
Através de estudos, treinamentos e desenvolvimento de protocolos específicos, os integrantes do comitê estarão aptos a avaliar, planejar e executar estratégias eficazes para atender às necessidades da população em momentos de grande vulnerabilidade. Segundo o coordenador, enfermeiro Silvio Queiroz, o grupo prestará assistência aos profissionais de Enfermagem, que estão cada vez mais vulneráveis a eventos climáticos. "Muitos moram em locais de risco, embora casos como o do Rio Grande do Sul mostrem que ninguém está imune a esses eventos, já que 97% dos municípios foram afetados. Vamos atuar no treinamento de profissionais e elaboração de protocolos, fortalecendo a capacidade de coordenação dos Conselhos Regionais nessas ações, afirma.
Uma das prioridades do comitê é a criação de Equipes de Resposta Rápida (ERR) nos Conselhos Regionais. Essas equipes terão a função de oferecer o primeiro atendimento às vítimas, até a chegada de equipes mais especializadas do Cofen. A formação e a atuação dessas equipes serão discutidas e normatizadas pelo comitê, garantindo a qualidade e a eficiência da assistência prestada.
A ERR do Cofen já realizou, em parceria com Conselhos Regionais, 14 missões humanitárias presenciais nos estados da Bahia (2021), Minas Gerais (2022), Rio de Janeiro (2022), Pernambuco (2022), Alagoas (2022), Espírito Santos (2022 e 2024), Roraima (2023), São Paulo (2023), Acre (2023 e 2024), Paraná(2023) e RS (2023 e 2024), além de seis missões de assessoria remota no Maranhão (2022), Santa Catarina (2023 e 2024), Bahia (2022 e 2024) e Rio de Janeiro (2024).
Foram mais de 7,6 mil acolhimentos a profissionais afetados. Somente no Rio Grande do Sul, foram 3.943 profissionais que solicitaram apoio e 135 voluntários que participaram das ações coordenadas pela ERR/Cofen e pelo Coren-RS.
O comitê também dará continuidade à parceria com o Escritório de Assistência Humanitária da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que já oferece capacitações em gestão de crise através do Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Essa iniciativa visa preparar todos os profissionais para atuarem de forma coordenada e eficiente em situações complexas.
Integram o comitê:
Silvio José de Queiroz, Coren-GO 93.937-ENF
Eduardo Fernando de Souza, Coren-SP 180.775-ENF
Mara da Silva Pereira Bastos, Coren-RO 293.102-ENF
Rosane Mortari Ciconet, Coren-RS 28.465-ENF
Sérgio Dias Martuchi, Coren-SP 67.401-ENF
Walber Alves Frazão Júnior, Coren-PB 110.238-ENF
Wanderson Kleber de Oliveira, Coren-DF 77.241-ENF
Fonte: Ascom/Cofen
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/02/2025
Coren-RS prestigia a comemoração de 80 anos do Sindisaúde-RS
04/02/2025
Enfermeira assume a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba, no Norte do Estado
04/02/2025
Infodemia: notícias falsas sobre saúde dominam redes sociais, induzem ao erro e desafiam autoridades
03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades