Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

02/10/2024
Cofen vai à Justiça defender Enfermagem contra resolução do CFM



Enquanto as ciências da saúde, as profissões regulamentadas e a tecnologia avançam, o Conselho Federal de Medicina (CFM) continua colocando o corporativismo acima dos interesses nacionais e tentando impor retrocessos ao país. Desta vez, contrariando a jurisprudência, as leis federais e a dinâmica das equipes multiprofissionais de saúde, o CFM publicou a Resolução 2.416/2024, cerceando a realização de procedimentos, exames e atendimentos de saúde que competem a outras categorias profissionais.

Diante da situação, o Cofen vai acionar o CFM na Justiça para anular a medida. “Um completo descalabro essa resolução. Se acham no direito de regulamentar o que pode e o que não pode ser realizado por outras profissões regulamentadas. Colocam como atos privativos do médico atividades que foram vetadas na lei e procedimentos que perderam judicialmente. Não se cansam em prejudicar a saúde dos brasileiros em nome do corporativismo médico”, lamenta o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Por meio desta resolução ilegal, o CFM quer proibir a prescrição de medicamentos, o diagnóstico nosológico e a solicitação de exames por outros profissionais de saúde. “Essas atividades não são privativas do médico, pois foram vetadas quando da sanção da Lei 12.842/2013, que regulamenta o exercício da Medicina. Os vetos foram mantidos pelo Parlamento”, explica Neri. “Agora, tentam estabelecer o monopólio desses procedimentos por meio de ato infra legal, no caso a resolução, o que por si só é ilegal, já que não podem regulamentar atos privativos de médicos por meio resolução. Só a lei pode fazer isso”, completa. 

Além disso, segundo a resolução do CFM, os médicos ficam impedidos de atender determinadas requisições de outros profissionais de saúde, incluindo anestesias, medicamentos e exames, bem como ficam proibidos de acatar atestados, laudos e diagnósticos expedidos por quem não é médico. Por meio da norma, a Medicina também busca proibir profissionais de saúde autônomos de realizar anamnese, exames físicos e mentais e a indicação e execução de cuidados de saúde previstos em legislações específicas. 

“O médico não é um astro-rei em torno do qual gravitam os profissionais de saúde. Esse tipo de resolução representa o atraso de se tentar vetar a presença do médico como integrante da equipe multiprofissional de saúde e o trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, diferentemente do que ocorre nos países mais desenvolvidos do mundo”, destaca o presidente do Cofen.

Importante observar que a prescrição de medicamentos e a requisição de exames laboratoriais e complementares em programas de saúde pública e protocolos aprovados pelas instituições de saúde é uma prática consolidada pela Lei 7.498/1986 (que regulamenta a Enfermagem), na Política Nacional da Atenção Básica (PNAB – Portaria 2.436/17) e em uma larga jurisprudência no âmbito da Justiça Federal.

“Vamos destrinchar ponto a ponto desta resolução e mostrar ao Poder Judiciário o prejuízo que esse tipo de ilegalidade pode causar. Não respeitam a legislação, não respeitam os outros profissionais de saúde e, acima de tudo, não respeitam os pacientes. O país não pode conviver com esse tipo de desmando. Vamos agir”, enfatiza o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

04/02/2025
Coren-RS prestigia a comemoração de 80 anos do Sindisaúde-RS


04/02/2025
Enfermeira assume a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba, no Norte do Estado


04/02/2025
Infodemia: notícias falsas sobre saúde dominam redes sociais, induzem ao erro e desafiam autoridades


03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS