Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/10/2024
Ministério da Saúde lança guia sobre mudanças climáticas para profissionais da área
Documento traz protocolos de atuação e recomendações para lidar com as consequências do clima na saúde que afetam principalmente crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades


Objetivo do guia é facilitar o atendimento à população ao tratar desse tema

O Ministério da Saúde lançou um guia de bolso sobre mudanças climáticas voltado para profissionais do setor. O material é uma adaptação de uma publicação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com a linguagem e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) - confira o guia "Mudanças Climáticas Para Profissionais da Saúde" CLICANDO AQUI.

O objetivo do guia é facilitar o atendimento de enfermeiros, técnicos de Enfermagem e outros profissionais da equipe multidisciplinar em saúde com acesso rápido às informações para que as orientações aos pacientes sejam feitas com mais segurança. As mudanças climáticas são uma realidade recente para a população e, para os profissionais, não é diferente. Nesse sentido, o documento é fundamental para uma pronta resposta às necessidades dos brasileiros.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT), Agnes Soares, as ondas de calor, inundações e secas extremas trazem uma preocupação adicional tanto para quem organiza os serviços, como para os que prestam assistência às pessoas. “Seja numa Unidade Básica de Saúde [UBS] ou na atenção especializada, é preciso realizar algumas mudanças para manter a qualidade do atendimento, como uma adequação da medicação, por exemplo. A vantagem desse instrumento é ter essas informações nas mãos”, explicou a diretora.

É a primeira vez que o Ministério da Saúde publica um material específico para os profissionais com relação às mudanças climáticas e os efeitos em saúde. O guia será entregue aos trabalhadores do SUS e está disponível no portal da pasta.

“O que queremos com o documento é proporcionar uma rápida e fácil adaptação a essa nova realidade. As mudanças climáticas afetam e vão continuar afetando não só a saúde das pessoas, como também a estrutura dos serviços. Ter a capacidade de ajudar os profissionais do SUS a responderem melhor a essa situação é uma das metas da nossa gestão”, completou Agnes.

Com mais de 130 páginas, o guia de bolso tem informativos sobre alterações nos tratamentos cardiovasculares, respiratórios, renais, oftalmológicos, cutâneos, gastrointestinais e neurológicos, além de trazer recomendações sobre o impacto dos efeitos climáticos na saúde mental e materno-infantil. O material também aborda as zoonoses e doenças de transmissão vetorial e orientações para os pacientes e comunidades.

Para saber mais, ACESSE AQUI

Fonte: Ministério da Saúde (matéria editada)
Foto: Jerônimo Gonzalez/ Ministério da Saúde

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

25/10/2024
Atualização cadastral: coloque seus dados em dia e fique por dentro de tudo sobre o Coren-RS


25/10/2024
Enfermeiros podem fazer suturas, reafirma TRF1 ao negar recurso da Medicina


25/10/2024
Fiscalização atuante: mais 44 serviços de saúde promovem adequações após serem notificados pelo Coren-RS


25/10/2024
Coren-RS participa de evento alusivo à Saúde da População Negra


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS