Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
25/11/2024
Conselheiros do Coren-RS palestram em encontro alusivo ao Mês da Consciência Negra
Na sexta-feira, 22 de novembro, aconteceu o encontro “Somos Herança da Memória”, uma atividade em alusão ao Mês da Consciência Negra promovida pelo Sindisaúde-RS e pela Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC). O evento ocorreu na sede da associação, em Porto Alegre, e promoveu debates sobre afroempreendedorismo, racismo institucional e estrutural nos serviços de saúde, além de ressaltar a importância da diversidade. A programação incluiu palestras e apresentações culturais. O Coren-RS marcou presença com os conselheiros Elenilson Félix, Edgar Vagner Moraes, Célia Mariana Barbosa de Souza e Vera Beatriz Rodrigues Soares, que compartilharam experiências e reflexões sobre a atuação da Enfermagem no enfrentamento ao racismo e na promoção da diversidade.
Vera Beatriz, Célia e Elenilson abordaram o trabalho do Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem, pioneiro no Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Entre as iniciativas citadas, destacou-se a inclusão do quesito raça/cor nos registros profissionais, proposta pelo Coren-RS e regulamentada pelo Cofen em 2022. Porém, os palestrantes reforçaram que o combate ao racismo na Enfermagem exige o envolvimento dos gestores de serviços de saúde. “Enquanto GT, temos trabalhado para que as instituições implementem políticas efetivas de enfrentamento ao racismo”, afirmou Elenilson.
Vera Beatriz enfatizou a importância do suporte institucional. “É fundamental que, além do profissional registrar um boletim de ocorrência, a gestão ofereça apoio às vítimas de racismo.” Já Célia destacou situações vivenciadas cotidianamente. “Enfrentamos isso de diversas formas, como pacientes que recusam atendimento por profissionais negros.”
O conselheiro Edgar Vagner trouxe uma reflexão sobre personalidades negras LGBTQIAPN+ e ressaltou que o combate ao racismo e à homofobia está diretamente relacionado à defesa da diversidade. Ele também citou iniciativas do Coren-RS, como a inclusão de nome social na Carteira de Identidade Profissional e a atenção aos homens trans no Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, destacando os cuidados no pré-natal.
Edgar compartilhou a participação do Coren-RS no 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), onde a entidade levou o tema “Diversidade Sexual e de Gênero” e celebrou a entrega do prêmio Anna Nery à enfermeira e professora trans Helena Cortês, uma referência nacional na defesa de pautas inclusivas. “Nosso papel é fiscalizar o exercício profissional, mas também levantar bandeiras que representem a Enfermagem e toda a sociedade”, reforçou Edgar.
O evento ainda contou com a presença de lideranças como a vice-presidente da ASERGHC, Luciana de Almeida; a diretora de Raça, Gênero e Diversidade da associação, Márcia Leal; e a diretora de Assuntos de Gênero, Raça e Diversidade Sexual do Sindisaúde-RS, Maria Catarina Ribeiro Gomes, entre outros representantes.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
26/11/2024
OPAS oferece cursos gratuitos sobre vacinação para profissionais de saúde
26/11/2024
Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
25/11/2024
Conselhos de Enfermagem instituem Política de Prevenção ao Assédio e à Discriminação
25/11/2024
Conselheiros do Coren-RS palestram em encontro alusivo ao Mês da Consciência Negra