Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades
Rosane (à esquerda) e demais integrantes do comitê
Visando aprimorar a atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem diante das crescentes situações de emergência e calamidade pública, o Cofen estabeleceu diretrizes aos Conselhos Regionais, recomendando a implementação das Equipes de Resposta Rápida (ERR). A iniciativa tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta dos Conselhos Regionais e o suporte adequado aos profissionais de Enfermagem afetados por esses eventos críticos. A conselheira do Coren-RS, Rosane Mortari Ciconet, participa do processo.
Nesse cenário de desafios crescentes, as ERR desempenham um papel crucial diante do aumento de desastres naturais e outros eventos adversos. O Cofen destaca a importância das ERR Regionais, permitindo-lhes atuar de forma eficaz nas primeiras respostas às situações de emergências e estado de calamidade pública, com a missão de planejar, acolher e coordenar a ajuda humanitária aos profissionais afetados e seus familiares.
Para orientar a implementação das ERR, as diretrizes detalham também a estrutura e as responsabilidades dessas equipes, fornecendo orientações claras para os Conselhos Regionais que optarem por implementá-las. Segundo Eduardo Fernando, membro do Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergências de Saúde Pública do Cofen, a iniciativa reconhece a necessidade de uma atuação coordenada e eficiente em momentos críticos, quando respostas rápidas e bem organizadas são essenciais. “Com as ERR, buscamos garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais de Enfermagem e diminuir a desassistência na saúde”, afirma.
Complementando essa visão, o coordenador do Comitê, Silvio Queiroz, salienta que o principal objetivo das ERR regionais é desenvolver ações estratégicas para oferecer a primeira resposta a desastres, catástrofes e emergências de saúde pública, assegurando a continuidade da assistência de Enfermagem com qualidade, além de promover a ajuda humanitária aos profissionais afetados.
Com base nesse objetivo, as ERR concentram suas ações em três eixos fundamentais: planejamento, preparação e resposta; ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem; e suporte técnico assistencial, com o intuito de garantir uma resposta integrada e eficiente em situações de emergência.
Para Rosane Mortari Ciconet, no âmbito regional, as diretrizes contribuirão para subsidiar a organização da ERR local. "Trata-se de um elemento fundamental para atender às necessidades que surgirem. No Coren-RS, este trabalho será estruturado por meio da Câmara Técnica de Urgência e Emergência, em um esforço coletivo para planejarmos as melhores respostas em situações emergências e calamidades públicas", pondera.
Enfermagem em desastres
A Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, em parceria com Conselhos Regionais, já realizou 14 missões humanitárias presenciais nos estados da Bahia (2021), Minas Gerais (2022), Rio de Janeiro (2022), Pernambuco (2022), Alagoas (2022), Espírito Santo (2022 e 2024), Roraima (2023), São Paulo (2023), Acre (2023 e 2024), Paraná (2023) e Rio Grande do Sul (2023 e 2024). Além disso, foram realizadas sete missões de assessoria remota nos estados do Maranhão (2022), Santa Catarina (2023, 2024 e 2025), Bahia (2022 e 2024) e Rio de Janeiro (2024).
As diretrizes foram aplicadas neste ano pelo Coren-SC durante as chuvas que atingiram 13 municípios, afetando 143 profissionais de enfermagem.
No total, foram realizados mais de 7.743 acolhimentos a profissionais afetados. Somente no Rio Grande do Sul, 3.943 profissionais de enfermagem foram impactados, sendo 3.801 acolhidos, juntamente com mais de 12 mil familiares, em 82 municípios. As ações contaram com a participação de 135 voluntários, coordenados pela ERR/Cofen e pelo Coren-RS. A ERR conseguiu chegar aos locais em até 24 horas após o acionamento. Antes mesmo disso, foi disponibilizado um link para pedidos de ajuda.
CONFIRA AQUI o fluxo de atendimento à situação de emergência e/ou estado de calamidade pública.
E AQUI confira a diretrizes na íntegra.
Fonte: Cofen
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
04/02/2025
Coren-RS prestigia a comemoração de 80 anos do Sindisaúde-RS
04/02/2025
Enfermeira assume a presidência da Câmara de Vereadores de Aratiba, no Norte do Estado
04/02/2025
Infodemia: notícias falsas sobre saúde dominam redes sociais, induzem ao erro e desafiam autoridades
03/02/2025
Com participação do Coren-RS, diretrizes são estabelecidas pelo Cofen para fortalecer atuação em emergências e calamidades