Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
20/09/2016
Nos 26 anos do SUS, entidades realizam ato em defesa da saúde pública
Para marcar os 26 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), seu fortalecimento e consolidação e denunciar as ameaças do sucateamento da saúde pública, as entidades da área da saúde realizaram um ato, no final da tarde do dia 19 de setembro, em frente à Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Sindicato dos Farmacêuticos do RS (Sindifars), conselhos Municipal e Estadual de Saúde, OcupaSUS-RS e trabalhadores do SUS distribuíram à população um panfleto denunciando o desmonte que o sistema vem sofrendo com a redução do financiamento da saúde, por meio das propostas de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016 e 143/2015.
Para a conselheira Nelci Dias, que representou o Coren-RS no ato, o SUS é uma conquista da sociedade civil e, apesar dos seus problemas, tem garantido a saúde pública gratuita e de qualidade para toda a população. Nelci também afirmou que o Coren-RS está atento às ameaças que neste momento o SUS está passando, como a PEC 241, que congela por 20 anos o orçamento da saúde.
Para o Coren-RS, a Enfermagem tem papel fundamental na construção do SUS e está alerta para que não destruam o sistema, uma importante política pública.
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695
Fotos: Denise Campão e Luis Gustavo Van Ondheusden
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
23/12/2024
Anuidade 2025: gere o boleto aqui no site do Coren-RS e garanta desconto de 24% pagando até 07 de janeiro
18/12/2024
Conselho realiza palestra sobre ética na Escola QI Gravataí
18/12/2024
Justiça condena autor de feminicídio contra a enfermeira Yeylan Fontoura a 27 anos de prisão
16/12/2024
Coren-RS participa da I Jornada de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem do HCPA